GT 4 – Migração/refúgio, práticas estatais e violência

Atividade remota

Coordenadores: Ângela Mercedes Facundo Navia (UFRN-Brasil) e Bruno Felipe De Souza e Miranda (UNAM).

O GT reúne trabalhos recentes de pesquisadores do México e do Brasil que discutem refúgio, migrações, deslocamentos, regimes de mobilidade e suas notórias conexões com outros campos temáticos como políticas de segurança, criminalização da pobreza, dinâmica urbana, modelos de nação, raça e racialização, sexualidade e gênero. Pretendemos que os trabalhos contribuam com uma leitura crítica sobre a fronteira em suas múltiplas dimensões, sobre os atores e agências que intervêm nos atuais formatos de controle migratório, sobre os processos de subjetivação e subjetividade vinculados às experiências de migração e deslocamento e sobre o processos estatais contínuos que se atualizam com a construção de fronteiras e categorias de classificação para mobilidade e pessoas em movimento. Esperamos que o GT promova a compreensão regional das dinâmicas contemporâneas de migração e refúgio e reforce as possibilidades de estudos comparativos, intercâmbios de pesquisas e novas frentes de trabalho coletivo entre Brasil e México.

Primera sessão 05 de setembro de 2022  11h-13h (horário de Brasília)

1. Juan Antonio del Monte Madrigal: Devenir habitante de calle en la frontera norte de México: deportación, violencias y precarización.

2. Julyane Ribeiro: Crises, intervenções e soluções emergenciais em um abrigo para migrantes e refugiados no centro de São Paulo.

3. Ireri Ceja: Un gobierno para migrantes echaos pa´lante: la construcción de venezolanos libres, autónomos y emprendedores para el Brasil.

4. Yolloxochitl Mancillas: Los tiempos de la industria humanitaria: solicitantes de refugio de Haití en CDMX

5. Bruno Miranda: Comentarios y reflexiones sobre las temporalidades y espacialidades migrantes.

 

Segunda sessão 06 de setembro de 2022  11h-13h (horário de Brasília)

1. Yerko Castro: Reestructurando los órdenes coloniales: hilos comunes entre las Américas y las fronteras de Europa.

2. Lúcia Sestokas: Interligando fronteiras: quando crime e mobilidade transnacionais se cruzam.

3. Alethia Fernández de la Reguera: Violencia de Estado contra personas migrantes: el caso de la estación migratoria siglo XXI en Chiapas.

4. Isadora Lins França: Encontros múltiplos: refugiados LGBTI e violência burocrática.

5. Angela Facundo: Comentarios y reflexiones sobre migraciones, fronteras y refúgio.